Trabalhadores do Maracanã continuam em greve após reunião com consórcio que administra a obra

O Maracanã com as obras paradas depois da greve dos trabalhadores - Cezar LoureiroRIO – Depois de quase três horas de reunião, o impasse continua entre os trabalhadores que reformam o Maracanã e o Consórcio Delta/Odebrecht/Andrade Gutierrez. Após as negociações entre o Sindicato de Trabalhadores da Indústria da Construção Pesada (Sitraicp) e representantes do consórcio, as reivindicações dos trabalhadores não foram completamente atendidas e as obras continuam paralisadas. Ainda nesta quinta-feira haverá uma nova reunião para tentar pôr fim à greve.
Ainda que o sindicato chegue a um acordo com o consórcio, a greve só poderá ser encerrada depois que uma nova assembleia for realizada nesta sexta-feira, às 6h, no Maracanã. Os empregados serão informados sobre o que foi conversado nesta quinta e decidirão se voltarão ou não ao trabalho. Ao todo, 2100 funcionários estão em greve.
Até agora apenas uma das principais reevindicações foi atendida: os empregados terão direito à plano de saúde a partir do dia 1º de setembro. O adiantamento salarial quinzenal de 40%, o aumento de piso salarial de algumas funções e do vale-refeição (de R$ 110 para R$ 300) serão discutidos nesta segunda reunião.
De acordo com o presidente do Sitraicp, Nilson Costa, os representantes do consórcio precisam consultar um conselho – formado por membros das empresas envolvidas na obra – para tomar a decisão final. Apesar de admitir que os equipamentos de segurança, aparentemente, estão em ordem, o Sitraicp revelou que um perito em insalubridade e periculosidade deve inspecionar o local na próxima terça-feira.
O Sitraicp também disse que a paralisação não deve atrasar as obras no principal estádio da Copa do Mundo de 2014.
– Pela minha experiência, acredito que a paralisação deve continuar – disse Nilson Costa.
Em nota, o consórcio confirmou que “as reivindicações dos trabalhadores estão em análise, apesar de um acordo coletivo ter sido fechado com o mesmo sindicato, em 19 de abril passado, sendo válido até janeiro de 2012”.
“Também foram respondidas as afirmações do Sindicato quanto às condições de segurança da obra, que atendem rigorosamente os padrões da legislação trabalhista. O acidente de trabalho ocorrido no dia anterior foi um fato isolado e o trabalhador envolvido foi prontamente socorrido, estando em plena recuperação após atendimento hospitalar providenciado pelo Consórcio. As causas do acidente estão sendo apuradas”, diz a nota do consórcio. 
Greve começou na quarta-feira
Os trabalhadores foram ao Maracanã nesta quinta-feira, onde fizeram um protesto e voltaram para casa. A paralisação começou na quarta-feira quando a explosão de um barril feriu gravemente um operário.
O funcionário ferido, Carlos Felipe, teve cortes profundos quando tentava lixar um tonel com resíduos inflamáveis para fazer uma lata de lixo. Ele não estaria habilitado para o serviço, segundo os líderes do movmento. Atendido pelos técnicos de segurança, o funcionário foi encaminhado ao Hospital Souza Aguiar.
Segundo a secretaria municipal de Saúde, Carlos Felipe sofreu traumatismo no joelho (que está sendo operado) e algumas queimaduras. 
Fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/copa2014/mat/2011/08/18/trabalhadores-do-maracana-continuam-em-greve-apos-reuniao-com-consorcio-que-administra-obra-925152948.asp