Audiência Pública na UNAMA, campus Senador Lemos.

Eduardo Rodrigues – DCE UNAMA
Do blog Resíduos Ideológicos

Hoje o DCE-UNAMA realizou a Audiência Pública marcada com os estudantes e a Reitoria, para que fossem dadas soluções aos problemas do curso de Direito e dos problemas do Campus Senador Lemos – que foi palco de episódios inaceitáveis por conta da falta de Segurança. Depois de dias passando em sala, realizando conselhos de turmas para coletar as demandas estudantis e pondo em circulação um abaixo-assinado solicitando a presença da Reitoria, a Audiência foi realizada. No entanto, com uma postura de tremendo desrespeito por parte da Reitoria.

Que desrespeito? Simples: A Reitoria tomou a postura de não dialogar com os estudantes, não comparecendo à Audiência Pública a qual foi convocada pelos estudantes. E não bastando a sua postura de omissão diante do pedido dos estudantes, repassaram ordens para que o DCE fosse proibido de fazer sua panfletagem! Não queriam que o DCE dialogasse com os estudantes sobre os diversos problemas de Acervo Bibliográfico, falta de Vias de Diálogo com a coordenação e com a Reitoria, a necessidade de construção de Vestuários, Manutenção Estrutural do campus, criação de Segunda Chamada para as provas, Segurança etc. Os funcionários do campus foram instruídos a observarem a situação da mobilização estudantil de hoje. É claro que a Reitoria sabia que estávamos ali esperando, mas, deliberadamente, não queria comparecer, dada a seriedade dos problemas.

Mas, com o aglomerar de estudantes interessados em participar da audiência, uma professora, que não é sequer integrante da coordenação do curso, foi enviada ao nosso encontro. Declarou logo de início que estava ali simplesmente para dar uma “satisfação” aos estudantes, não resolveria nenhuma questão e só iria entregar um recado, logo, não haveria diálogo. Declarou a professora, contraditoriamente, que a Reitoria não tinha conhecimento das demandas mas que as estava analisando (?), e que pedia um prazo até dia 27. A “satisfação” dada pela professora durou menos de 2 minutinhos, depois ela se retirou.

Temos aí então, claramente, o atentado da Reitoria contra a nossa inteligência e a integridade da atuação dos estudantes. Dizendo que não conheciam as demandas, quando o DCE, no dia 12, esteve com ela reunido e fez questão de entregar em mãos a lista de demandas que os estudantes haviam repassado nos conselhos de turma! Como a Universidade toma uma atitude de repreender a atuação do Diretório Central de Estudantes, coloca funcionários para fiscalizar a audiência e, ainda assim, tranca-se do lado de fora de sua obrigação de comparecer?!

Mesmo assim o DCE não se calou, deixou clara sua insatisfação e imediatamente colocou uma proposta em votação para o coletivo estudantil. Proposta de que se a Reitoria não tomar nenhuma atitude em favor dos interesses dos estudantes até o dia 27, haverá um ato público que denunciará, inclusive com o apoio da imprensa se necessário, os desmandos da instituição que permite que um carro seja levado do seu próprio estacionamento por falta de segurança, assim como se omite frente os assaltos dos quais os estudantes tem sido vítimas recorrentemente, por falta da instituição em não exigir do Poder Público o policiamento da região. Sem contar o abuso dos aumentos de mensalidade que todo ano acontecem, em conjunto com o aumento das necessidades dos estudantes, que ficam, como hoje, tendo que esperar e esperar! Pra onde vai o nosso dinheiro se não é revertido em bons serviços?!

A proposta de ato público para o dia 27 foi votada e teve aceitação unânime dos estudantes ali presentes. Nossa paciência tem limites. E o descaso da Universidade é esse limite… É INACETÁVEL que tenhamos que pagar caríssimo para ter em contraprestação uma universidade sucateada e omissa! Estudantes, uní-vos, porque já foi provado em situações anteriores na UNAMA que só com mobilização se consegue vitórias. Vejo as lutas do DCE desde quando entrei na Universidade, em 2007, e nunca estive tão convencido.

Vamos À Luta!