BOLIVIA: DELEGAÇÃO DA UNIDOS PRA LUTAR CHEGA EM LA PAZ

Unidos Pra Lutar


No dia 19/10 UNIDOS PRA LUTAR através de uma delegação de dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Pará (SINTSEP/PA), enviou para à Bolívia no sentido de prestar solidariedade aos trabalhadores, camponeses e indigenas que foram brutalmente reprimidos pela Policia do Presidente Evo Morales quando protestavam contra a construção de uma estrada que corta ao meio a reserva Tipnis (Território Indígena y Parque Nacional Isidoro Sécure), A companheira Neide Solimões (Servidora da FUNASA, da Coordenação Nacional de UNIDOS e da Executiva do SINTSEP/PA) e Eduardo Magno (Servidor da Universidade Rural do Pará, militante da UNIDOS, da Direção do SINTSEP e SINDTIFES).

Publicamos abaixo o dia a dia das atividades políticas de nossos companheiros no sentido de socializar com a militância de UNIDOS e com nossos amigos e simpatizantes essa importante experiência política de nossa Associação Nacional.

La Paz – Bolívia, 17 de Outubro de 2011.

“Chegamos às 20:30 h em La Paz e fomos diretos para a vigília dos movimentos sociais principalmente mulheres indígenas, que estão  acampados há 29 dias, esperando a marcha dos indígenas de Tipnis. Tiramos algumas fotos, que não será possível enviá-las agora, conversamos com muitos companheiros (as), distribuímos nossa carta de apoio de UNIDOS e de nossos companheiros (as) dirigentes e ativistas sindicais do Brasil, fomos bem recebidos. Amanha devemos ser entrevistados por Rádio ERBOL. O vídeo de apoio de militantes brasileiros, que fazem parte do comitê Xingu Vivo vai ser passado amanha no telap que tem na vigília. A marcha chega na quarta-feira, ainda não sabemos se vamos esperá-la ou encontrá-la. Nosso objetivo é de poder fazer parte da marcha, não apenas de sua recepção que está sendo preparada por ativistas sociais, que assim como nós, somos solidários e parte da luta em defesa dos direitos das populações indígenas e tradicionais. Amanha escrevo mais. O cyber já vai fechar”.

Neide Solimões e Eduardo Magno

SINTSEP/PA (UNIDOS PRA LUTAR)

La Paz – Bolívia, 18 de Outubro de 2011.

“Companheiros,
Passamos meia hora tentanto anexar fotos da vigília que está sendo feita na Praça S. Francisco, à espera da marcha de Tipnis mas não conseguimos. Vamos tentar outra vez à noite, com mais tempo. Nós já fomos no acampamento hoje pela manha. Vamos agora à radio Erbol. A expectativa é grande. Os jornais estao noticiando e a TV está mostrando a marcha que chega amanha e o pedido da comissao de direitos humanos da ONU pela garantia da integridade física dos marchantes. Hoje devem passar no telao da vigília o vídeo com o apoio de militantes do Xingu Vivo. A marcha chega amanhã.”

Neide Solimões e Eduardo Magno (UNIDOS PRA LUTAR)

La Paz – Bolívia, 19 de Outubro de 2011

“Hoje, pela manha, fomos entrevistados em Rádio Erbol. Foi uma boa entrevista. Nos perguntaram acerca de qual a relação do governo do PT com as empreiteiras, falamos das Parcerias Público Privadas (PPP’s), das obras e das greves de Jirau, Santo Antonio e das obras para a Copa do Mundo e Olimpíadas onde o governo fez aprovar no Congresso Nacional um Regime Diferenciado para Contratações Públicas (RDP)  que nada mais é do esconder as negociatas com as empreiteiras que poderiam reajustar os preços das obras, fazer aditivos financeiros, sem que com isso tivesse a fiscalização do ministério público e da sociedade. A relação do governo Lula, do governo Dilma e do PT com as empreiteiras tem sido através de empréstimos generosos do BNDES a juros “amigos”, é claro as empreiteiras estão entre as maiores doadoras de campanha do PT e gente graúda do PT e ligado ao governo já foram denunciados pro favorecimento e enriquecimento ilícito tal o grau de promiscuidade entre governo e empreiteiras.
Na entrevista pudemos contar com ajuda no idioma da Jornalista Amália Pando. Quando descemos para o térreo já havia uma fotógrafa de um jornal, Página 7, que tirou fotos e que disse que algum jornalista ia nos procurar. Mais tarde, perto de meio-dia, a fotógrafa com uma jornalista estiveram no hotel para marcar uma entrevista para amanha, dia 19, às 6 horas da manha. Vão nos buscar no hotel. Continuo com dificuldades de enviar as fotos, demora muito para anexar, mesmo que seja só uma.
Chama atenção a forma como o governo brasileiro e as empresas brasileiras, Petrobras, OAS, etc. são vistas aqui na Bolívia, é com se fossemos os Estados Unidos. Agora, eu e Eduardo vamos para vigília, lá encontraremos com alguns companheiros (as) que conhecemos aqui e vamos nos encontrar com a marcha dos indígenas. Que experiência. Por enquanto é só. Vou ver se à noite consigo enviar fotos”.
Neide Solimões e Eduardo Magno (UNIDOS PRA LUTAR)