Grêcia: Explode a violência no 2º dia de greve geral

La Clase

Por: Elena Becatoros
‘Sindicatos dizem que é o maior protesto em anos’

Grecia protestas 19 de octubre.jpg
A fúria dos gregos diante das novas medidas de austeridade culminou em atos de violência nesta quarta-feira, quando manifestantes atiraram pedras e bobas incendiárias de gasolina contra a polícia que estava entorno do parlamento durante a greve geral de  48horas. O protesto interrompeu o transporte público e obrigou o fechamento de comercios e escolas na véspera de uma votação no parlamento sobre aumentos de impostos e cortes de gastos . O governo precisa realizar essas reformas para receber o próximo pacote de ajuda internacional que lhe permitirá evitar a bancarrota.
O caos tomou conta da área ao redor do parlamento, onde a policia tentou dispersar a multidão com gás lacrimogêneo. Os manifestantes chegaram a insendiar uma guarita de um sentinela. 
Os credores internacionais estão exigindo as reformas antes de dar a Grecia a próxima parte dos fundos, cerca de 8000 milhoes de euros. Atenas diz que pode ficar sem dinheiro dentro de um mês sem essa ajuda fornecida pela zona do euro e o FMI.
A maioria dos 100 mil manifestantes que vieram para o centro de Atenas, veio de forma pacífica. Mas a multidão concentrada em frente ao parlamento se enfrentou com a polícia, que dispersou os manifestantes  usando gás lacrimogênio.
Perto dali, grupos de manifestantes arrancaram com martelos e pés de cabra pedaços de mármore dos edificios próximos, rasgaram cartazes e quebraram janelas de bancos. Muitos dos que participaram vestiam preto e usavam capuz, mascaras ou capacetes de motocicletas. Os vendedores ambulantes ofereciam mascarás de natação aos revoltosos, que as usavam como solução contra o gás lacrimogeneo.
Milhares de pessoas observavam o enfrentamento, alguns deles nos telhados de quiosques. Os destroços que congestionavam as ruas foram incendiados pelos manifestantes.