Após reunião, estudantes decidem manter ocupação de prédio da USP

Movimento continua reivindicando a saída da Polícia Militar do campus.
Outra assembleia será realizada no início da noite deste domingo (30).


Os estudantes da USP aprovaram na madrugada deste sábado (29) a manutenção da ocupação por tempo indeterminado do prédio da administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O protesto teve início após a prisão de três estudantes que portavam porções de maconha dentro da Cidade Universitária.
Segundo o diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE), João Victor Pavesi, o movimento pede a retirada da Polícia Militar do campus, melhor segurança, treinamento da guarda universitária e o melhor tratamento dos funcionários da instituição aos alunos e professores da universidade.
De acordo com Pavesi, uma nova assembleia será realizada às 18h do próximo domingo (30) para discussão do rumo das reivindicações.
Convênio com a PM
A assessoria de imprensa da reitoria da Universidade de São Paulo (USP) afirmou nesta sexta-feira (28) que o reitor João Grandino Rodas não tem competência para ordenar a retirada da Polícia Militar da Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo.
Segundo a assessoria, a decisão de firmar um convênio com a PM para aumentar o policiamento no campus foi tomada pelo Conselho Gestor da USP, presidido pelo diretor de uma das unidades e composto por representantes de todas as unidades presentes no espaço, além de representantes de professores, funcionários e estudantes.
Em nota divulgada na tarde desta sexta-feira, a Polícia Militar afirmou que o tumulto provocado por cerca de 200 estudantes provocou danos em cinco viaturas e resultou em dois policiais militares feridos. Dois jornalistas também se feriram e outros “tiveram seus equipamentos danificados”, diz a nota.
Confusão
O aumento do efetivo fez com que as rondas pela Cidade Universitária aumentassem. Em uma delas, policiais abordaram por volta das 19h desta quinta-feira (27) três estudantes no estacionamento da FFLCH. Com eles foram encontradas porções de maconha.
No momento em que os policiais foram levar o trio para o 91º DP, onde a ocorrência seria registrada, estudantes das faculdades os impediram. Os três, então, foram levados pelos colegas até um dos prédios.
Quando finalmente os alunos eram conduzidos para a delegacia, os estudantes cercaram o carro da Polícia Civil. Houve bate-boca. Alunos jogaram um cavalete de trânsito em cima dos policiais, que reagiram com golpes de cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo. Estudantes começaram, então, a jogar pedras e a dar chutes nos PMs. Carros da corporação e de estudantes foram atingidos.
Estudantes colocam faixa de protesto (Foto: Evelson de Freitas/Agência Estado)Estudantes colocam faixa de protesto (Foto: Evelson de Freitas/Agência Estado)Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/10/apos-reuniao-estudantes-decidem-manter-ocupacao-de-predio-da-usp.html