Chapa Um Convite à Ousadia vence eleição do CASS UFPA

Fabiano Park
Nos dias 05 e 06 de dezembro ocorreram as eleições para o CASS [Centro Acadêmico de Serviço Social] da Universidade Federal do Pará. Duas chapas se inscreveram, a Chapa 1- há quem sambe diferente (Anel e Independentes) atual gestão e a Chapa 2 – Um convite à Ousadia (Vamos a Luta, Juntos e Independentes). Com cerca de 62% a Chapa 2 venceu as eleições, derrotando assim, um setor que estava à frente do centro acadêmico durante 2 anos consecutivos, e em sua atual gestão (2010/2011) deixou apenas na historia um centro acadêmico que já travou inúmeras lutas na universidade.
Em suas campanhas, a chapa encabeçada pela ANEL, reivindicava  balanço que passou longe da realidade em que a maioria dos estudantes viu, a exemplo do ato do R.U, a maioria do Ca não construiu – foi aprovado em assembléia que o CASS construiria o ato – , não mobilizou, sendo que uma grande quantidade de  estudantes de serviço social foi ao ato, mostrando assim sua sede de luta e a falta de um CASS que tome a frente e ajude a construir. Outro ponto que devemos enfatizar é a chapa 1 que dizia aos estudantes de uma forma apelativa que a chapa 2 era uma falsa oposição ao CA, pois ambas tinham um programa parecido e  que o CASS precisava continuar lutando, unificando o movimento, e chapa 2 estava fragmentando o movimento estudantil com argumentos mentirosos. Todavia, esses argumentos foram caindo pelas respostas que foram refletidas nos 155 votos recebidos pela chapa 2, Votos de estudantes indignados e cansados de ficarem em sala de aula dividindo a sala com poças d´aguas, infiltrações e quadros que não apagam mais, votos de alunos que estão cansados de verem os professores terem problemas ao dar aula, por não haver equipamento suficiente como computador, equipamento de som, sem falar na falta de carteiras adequadas e inúmeros outros problemas. Enquanto as salas e o curso de serviço social estavam indo à beira de um caos – maior ainda – o CASS estava se limitando às reuniões vagas e sem proposta alguma aos estudantes e professores.
Fazer de 2012 um Ano de Ousadia
O Ano de 2011 foi marcado pela indignação, nos quatro cantos do mundo uma pandemia de lutas sociais se espalhou, desde a revolução árabe com quedas de ditaduras, passando por ocupações nos principais berços capitalistas, ate a luta dos estudantes da UNIR com a queda do Reitor Januario, isso nos mostra que o ano de 2011 foi um ano vitorioso para a luta da classe trabalhadora, e os estudantes são peças importantes nessas lutas, por isso, devemos começar o ano de 2012 com bastante ousadia, continuar travando inúmeras lutas contra o governo neoliberal que não visa o ensino publico e nem a classe trabalhadora, devemos denunciar o descaso da reitoria com os estudantes, pressioná-la pela expansão do R.U e Moradia estudantil. Construir atos significativos como foram o ato do R.U e o ato das velas, e que tiveram uma repercussão enorme na universidade, precisamos intensificar a luta por mais verba para educação, e nós só vamos conseguir se tomarmos como exemplo os estudantes chilenos, os lutadores da primavera árabe e da pandemia revolucionaria que foi o “ocuppy” em todos os cantos do mundo.
Precisamos começar o ano de 2012 com muita ousadia, e para isso precisamos acabar com o imobilismo, fazer da nossa sala e do nosso CA a nossa primavera árabe, ousar por carteiras, quadros, acervos bibliográficos, pela expansão do R.U, por moradia estudantil e creche universitária, pois este ano nos comprovou que na UFPA tem espaço para lutarmos e estudantes indignados. Por isso fazemos um convite à ousadia e assim construir o CASS que já foi ponta de lança nas mobilizações na UFPA.