Calourada CAGEO e CAHIS UNIFAP – INDIGNADOS: VAMOS À LUTA EM DEFESA DA AMAZÔNIA!

Randerson Lobato – UNIFAP

A Programação do Centro Acadêmico de Geografia e Centro Acadêmico de História da UNIFAP começo na segunda-feira, dia 05 de Março, com uma grande palestra da companheira Neide Solimões do Movimento Xingu Vivo e do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Pará (SINTSEP-PA).  Com a previsão da votação do devastador Novo Código Florestal de Aldo Rebelo ( ex-Presidente da UNE pela UJS, militante do PCdoB) e do atual debate sobre a falácia que será o RIO+20 os estudantes da Juventude Vamos à Luta realizaram junto aos Centros Acadêmicos que constroem o tema “Novo Código Florestal, Usinas na Amazônia e o falso debate do Rio+20”.
O intuito era justamente esclarecer a própria juventude nortista para que se arme politicamente contra os ataques do Governo Federal à nossa Amazônia. Este Novo Código Florestal anistiará quem desmatou até 2008, além de enfraquecer a fiscalização de áreas protegidas, isentar grandes proprietários de registrar e preservar a Reserva Legal, aumentar grandiosamente a violência no campo.
Seguindo a mesma política de devastação, as obras de grandes Usinas Hidrelétricas na Amazônia vêm ludibriar as comunidades e povos do Norte, desrespeitando as crenças indígenas e desalojando milhares de famílias ribeirinhas. No Amapá, em andamento estão a  Usina Caldeirão e a Usina Santo Antônio no Oiapoque, esta primeira apenas 30% da energia gerada virá para o Estado, a segunda ainda não se sabe. Quase nada ficará para o povo amapaense, apenas a destruição a favor do lucro de grandes empresas.  
E é no meio disso tudo que o debate do RIO+20 entra.  Uma Conferência  que será promovida pela ONU e pelo Governo Federal que irá definir políticas econômicas sustentáveis para os próximos anos. Tudo uma falácia! Tudo o que citamos acima é um contraposto a este falso debate!
Como encaminhamento desta palestra da Calourada tivemos a criação de um núcleo de discussão chamado “Fórum em Defesa das Florestas e Rios do Amapá” que iniciará uma grande mobilização em torno desse debate e, com certeza a juventude Vamos à Luta estará presente na luta pela Amazônia.