Estudantes Maranhenses na luta pela garantia da Meia-Passagem!!!

“Sou estudante, quero respeito. Meia passagem é meu direito”. Essa foi a palavra de ordem que embalou os estudantes de São Luís na tarde da última terça-feira (24/04) na passeata em defesa da meia passagem, por melhorias no transporte público e contra o aumento da tarifa. Os estudantes saíram do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em direção ao Terminal de Integração da Praia Grande, ponto que concentra dezenas de milhares de passageiros todos os dias.
O sistema de recarga de créditos da meia passagem encontra-se em sua 11ª pane somente em 2012 e há três semanas sem funcionar, pois a prefeitura de São Luís há vários meses não faz o repasse à empresa responsável por esse sistema. Na semana passada, o Ministério Público acionou a prefeitura e em acordo firmado instituiu a compra de tickets enquanto não for solucionado o problema da bilhetagem eletrônica. Porém a medida não foi suficiente, pois os estudantes só podem comprar uma quantidade fixa de tickets diariamente e as filas para compra são imensas. Sem falar dos trabalhadores que não conseguem recarregar seus cartões de vale transporte, mesmo já tendo descontado em seus contra-cheques os valores referentes.
Assista o video:

Nas últimas semanas o SET (Sindicatos das Empresas de Transporte) em nota divulgou que os benefícios concedidos a estudantes, as gratuidades no transporte coletivo e o valor da passagem estão causando prejuízos às suas empresas. Esse foi um claro sinal de pressão por parte do empresariado para retirada de direitos da população e aumento das tarifas.

O ato de terça foi só o início das mobilizações. Os estudantes prometem sacudir a Ilha de São Luís nos próximos dias. Na quinta-feira estão agendados mais dois atos, um partindo da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) e outro saindo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Vamos à Luta!