Greve dos operadores de telemarketing da CONTAX/BH conquista vitórias

Na última sexta-feira encerrou-se os 7 dias de intensa greve e mobilização dos operadores de telemarketing da CONTAX em BH. Foi uma importante luta de uma categoria com pouca tradição de mobilização, com piquetes durante todos os dias de greve e com uma adesão considerável, levando em conta as pressões e as mentiras propagadas pela empresa. Os trabalhadores deram um show de disposição na luta, com muitas palavras de ordem, no convencimento dos outros trabalhadores, na disciplina e na organização da greve. A direção do sindicato, que estava ausente da empresa durante muito tempo, foi empurrada pelos trabalhadores a encampar a luta.

As principais conquistas da greve foram o pagamento do retroativo de aumento salarial que deveria ter ocorrido em maio para os trabalhadores que recebem mais de um salário, o reajuste do vale alimentação e o pagamento da PLR em 35% de um salário sem as restrições pretendidas pela empresa. Sabemos que as vitórias estão muito aquém das reais necessidades dos trabalhadores, por isso é importante que o comando de greve se organize e prepare uma poderosa campanha salarial no primeira semestre de 2015. Também é importante que a direção do sindicato esteja a altura das necessidades e exigências da categoria.

Mas além do ganho econômico, a greve foi uma importante vitória política, uma vez que os trabalhadores enfrentaram uma poderosa multinacional que super explora os trabalhadores e impõe salários e benefícios baixíssimos. Muitos dos operadores, jovens entre 18 e 25 anos, participaram de sua primeira greve e com certeza tiraram lições sobre a necessidade de luta e de organização dos trabalhadores. A Greve de BH também ajudou a impulsionar a luta dos trabalhadores em Porto Alegre e em outras cidades, demonstrando a necessidade de unificar as lutas.
Nós do Coletivo Vamos à Luta e da CST/PSOL estivemos desde o início na mobilização e na organização dos trabalhadores, seja com nossos militantes que trabalham na empresa ou com o apoio de militantes do movimento estudantil. Nossa candidata a deputada estadual Rana, suspendeu todas as atividades de campanha para acompanhar e apoiar a luta dos operadores da CONTAX. Seguiremos nessa batalha, com os trabalhadores, pois acreditamos que só a luta muda a vida!