ENECOS: Nota de apoio à luta contra o aumento das mensalidades nas particulares do PA

ENECOS


PARÁ: TODO APOIO À LUTA CONTRA O AUMENTO DAS MENSALIDADES NAS PARTICULARES!


Tod@s ao ato no dia 13 de janeiro!

Antes mesmo do ano novo chegar, os empresários da educação em Belém já arquitetavam mais um reajuste nas mensalidades das instituições de ensino privado – do ensino fundamental ao superior. No dia 11 de dezembro de 2014 foi realizada uma reunião a portas fechadas na sede da Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/PA) para tratar do reajuste de 2015.

Na ocasião, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará (Sinepepa) formalizou a proposta de aumento de no mínimo 8,31% no valor das mensalidades nas instituições. Além do Sinepa, participaram da reunião representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará (OAB-PA), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará (Dieese-PA), Associação de Pais de Alunos Intermunicipal do Estado do Pará (APAIEPA), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e União Nacional dos Estudantes (UNE).

Mesmo sendo convocadas à reunião, as direções da UBES e da UNE não chamaram os estudantes, cumprindo um papel vergonhoso e desmoralizante para o Movimento Estudantil ao ficarem inertes diante de mais um ataque aos estudantes.

Nos últimos 20 anos, essa negociação se deu de forma silenciosa e os reajustes, sempre acima da inflação, foram aprovados de forma amigável e as direções da UNE e a UBES, que em outros tempos chamariam os estudantes à luta, não fizeram nenhum tipo de mobilização para tentar barrar o aumento.

Educação não é mercadoria!

A própria presidente do sindicato dos donos de universidades e escolas particulares (Sinepepa), afirmou em entrevista a um portal de notícias que as universidades particulares estão sendo mantidas basicamente pelos programas Prouni e Fies.

Isso mostra que, ao contrário do que é propagandeado, esses programas têm, na verdade, o objetivo de mandar dinheiro para o setor privado. Ao mesmo tempo, deixam de enviar recursos necessários às universidades públicas, e assim não garantem a qualidade da educação para nenhum dos casos. Ressaltamos que esse fato não é culpa dos estudantes por optarem pelo uso de tais programas, mas sim resultado de uma política educacional que vê a educação como mercadoria, da qual todos os estudantes são vítimas.

Nos últimos anos as mensalidades só aumentam, sem que isso fosse refletido na qualidade de ensino. É preciso fazer mobilização para acabar com a farra dos empresários que mercantilizam a educação.

Dia 13/01 é dia de barrar o aumento!

Mesmo sem poder entrar na reunião que ocorreu no dia 11/12/14, estudantes da Universidade da Amazônia (UNAMA) – maior universidade particular da Região Norte – estiveram em frente ao prédio do Procon PA, com faixas exigindo o congelamento das mensalidades e rechaçando as direções pelegas da UNE e UBES.

A partir daí o Diretório Central dos Estudantes da UNAMA iniciou uma campanha de mobilização contra o aumento das mensalidades. O DCE UNAMA também marcou um ato para o próximo dia 13 de janeiro, quando ocorrerá mais uma reunião entre o Procon e as entidades para decidir o aumento.
A Enecos se soma à luta contra o aumento das mensalidades e reforça o convite para o ato no dia 13/01 em frente à sede do Procon, que fica na Travessa Castelo Branco, entre Magalhães Barata e Gentil Bittencourt, no bairro de São Bráz, em Belém.

Seguir na luta por educação de qualidade, sem aumento de mensalidades!

Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social – ENECOS.
Janeiro de 2015