BH: Pela derrubada do aumento da tarifa! Chega de ataque à juventude e aos trabalhadores!

A concessão de transporte publico em BH foi assinada em 2008 pelo então prefeito na época Fernando Pimentel (PT), e mantida pelo atual prefeito Márcio Lacerda(PSB) que foi eleito no ano seguinte com o apoio do PT e PSDB. Esta concessão tem a validade ate o ano de 2028 para os transportes de Belo Horizonte, já as linhas metropolitanas a concessão vai até 2038. Este ajuste é publicado sempre no dia 28/12 e efetivado no dia 29/12. Vale lembrar que em 2008 o Governador de Minas Gerais era Aécio Neves (PSDB), que concedeu o aumento do transporte na capital e das regiões metropolitanas.

O final de 2014 não foi diferente, mais uma vez houve aumento nas tarifas de transporte publico. Para os ônibus que circulam na capital mineira a tarifa que era de R$2,85 passou a custar R$ 3,10, já os ônibus que circulam as regiões metropolitanas variam os preços de acordo com a região. Sem dúvida o aumento favorece os empresários do transporte que financiam as campanhas eleitorais e agora tem assegurado o retorno de seu investimento. Os corruptos estão juntos para fazer o povo pobre pagar pela crise econômica que eles mesmos criaram, com aumentos dos impostos, pagamentos da dívida interna e externa e uma retirada brutal dos direitos.

Dilma: Mal menor uma ova!

O governo Dilma (PT/PSDB) já começou seu segundo mandato aplicando seus ajustes e atacando direitos trabalhistas, como o seguro-desemprego e cortando verbas das áreas sociais. Dilma, aliada aos governadores e prefeitos, estão unidos na aplicação do ajuste, no aumento das tarifas e de tantos outros ataques. Como se não bastasse, Dilma escolheu as figuras mais reacionárias como ministros para ajudá-la a continuar com o bolsa empresário. Temos como exemplo o Joaquim Levy, Cid Gomes e Katia Abreu. Todos os governos estaduais anunciam um “necessário ajuste nas contas”. Sartori no Rio Grande do Sul fala em cortar gastos e congelar concursos, no Rio Pezão disse que será “preciso” cortar o orçamento de 20 a 25% das secretarias, Alckmin em São Paulo anunciou corte de 6 bilhões das áreas sociais, e em Minas Gerais Pimentel tomou posse falando em “austeridade”.

SP, RJ, BH: Unificar as lutas, contra os ajustes dos governos e patrões!

Diante deste cenário, onde o governo opta por atacar mais uma vez a população, os trabalhadores e a juventude devem se unir para combater de fato essa exploração. Não podemos aceitar esse ajuste que faz parte de um pacote operado nacionalmente pelo governo Dilma em parceria com governadores e prefeitos! A única forma de revertermos essa situação é lutando pela estatização do transporte público para termos tarifa zero e o sistema de transporte sob controle dos trabalhadores e usuários.

É preciso unificar e massificar as lutas contra o aumento e os ajustes de Dilma, e assim garantir a redução da passagem em BH e em todo o país!