Campinas/SP | Estudantes da Unicamp pulam a catraca do RU contra a “privatização” das carteirinhas

Hoje, de meio-dia às duas da tarde, ninguém pagou para almoçar no maior restaurante universitário da Unicamp. Mais de mil estudantes pularam a catraca, numa ação organizada pelo DCE e coletivos estudantis!
O motivo disso é a privatização das carteirinhas estudantis. O cartão com chip, com a logo da universidade e foto do estudante, agora também tem função débito com as bandeiras Santander e MasterCard. Até a carta de boas-vindas aos calouros é assinada pelo banco. Não se sabe nada sobre essa relação universidade-banco: nem quanto custou, nem quais dados dos estudantes foram entregues sem autorização. O fato é que o reitor Tadeu abre portas para a privatização. Dizem que criar conta no banco é opcional mas, abordados pelos vendedores do banco espalhados pelo campus, muitos calouros se sentem obrigados a se vincular.
Dilma, Alckmin e as reitorias cortam verbas da Educação justamente para pagar bancos como o Santander, que em 2015 foi um dos que mais lucrou com a crise econômica no Brasil. Os governos e reitorias dizem que não há dinheiro para resolver os problemas e apresentam a privatização como saída. Privatização não é a solução! Que se corte o lucro dos bancos pra investir na Educação Pública.

 

Assista o vídeo do catracaço:

 

https://www.facebook.com/juventudevamosaluta/videos/vb.254827074673531/571323259690576/?type=2&theater