PA | NOTA SOBRE ELEIÇÕES PARA REITORIA NA UFPA

PARA MOBILIZAR A UFPA VAMOS DE VERA E SANDRA

A UFPA fechou ano de 2015 com déficit de R$33 milhões, ficando em 4º entre as que fecharam o ano no vermelho. Esse ajuste feito por Dilma trouxe para nós estudantes uma precarização que se refletiu na falta de estrutura das nossas salas, nos laboratórios, no cortes no PIBID. Convivemos com o R.U cada vez mais lotado, e fechado por varias vezes por falta de água. A UFPA está mais escura e perigosa, com reduzido quadro de seguranças (terceirizados) e sem concurso para segurança do quadro efetiva. Por isso, temos registros de aumento nos índices de violência: assaltos, tiroteios e estupros. A nossa casa do estudante encontra-se com a obra paralisada, as bolsas de assistência são insuficientes para o universo de estudantes que delas precisam e tem dificuldades de se manter na UFPA. Todos esses problemas se aprofundam…e tem mais cortes!

 MOBILIZAR A UFPA PELO FORA TODOS!

A eleição para reitoria da UFPA acontece em um momento de grave crise política: Temer (PMDB) assume a Presidência para tentar frear a “Lava Jato” e salvar todos os envolvidos, fato comprovado pelos áudios entre Machado, Jucá, Renan e Sarney; “o Michel forma um governo de união nacional, faz um grande acordo, protege o Lula, protege todo mundo. Esse pais volta a calma“. Por isso, a PGR (Procuradoria Geral da Republica) pediu a prisão de Jucá, Renan e Sarney. Mas isso não é suficiente. A juventude precisa se mobilizar para colocar Temer e Todos para fora. Temer veio quente para seguir os cortes, seu ministro da educação, Mendonça Filho, recebeu “conselhos” de estuprador como Alexandre Frota, e tem como plano concordar com os cortes e avançar na privatização da educação. O projeto do Temer e do seu ministro é distinto do nosso. Queremos uma universidade que garanta a permanência dos estudantes cotistas, moradia, restaurante universitário nos campi do interior e ampliação na capital, creche universitária, mais iluminação e segurança.

CONTRA O CONTINUISMO E RETROCESSO

Estão colocados dois projetos na disputa para reitoria, a maioria dos candidatos compôs a gestão do Maneschy; Eric, Ortiz e Emmanuel foram pró-reitores e concordaram com a privatização dos hospitais universitários, foram coniventes com os cortes de verbas, disseram não as estudantes mães que foram aos conselhos superiores exigir creche universitária, e aplaudem apolítica de assistência ineficaz, insuficiente e excludente na UFPA, João esteve na administração da UNIFESSPA até pouco tempo e não fez diferente, o discurso e a pratica são pontos antagônicos dentro dessas candidaturas. Esses Fizeram a política do “sim senhor” aos desmandos de Maneschy que se filiou ao PMDB e recebido por Helder Barbalho e Romero Jucá para disputar a prefeitura de Belém, o que dispensa comentários. Temos a certeza que são figuras do continuísmo, que o candidato “oficial” Emmanuel Tourinho é apoiado por Maneschy (PMDB), vai aplicar todas as medidas de Temer e Mendonça nessa universidade, Dizemos NÃO!

VAMOS DE VERA E SANDRA

Nesse sentido, estamos com Vera Jacob e Sandra Helena nessa eleição por entender que o fundamental é ter uma Reitoria e um movimento que coloque essa universidade mobilizada para derrotar o governo Temer, o Congresso corrupto e conservador e todas as suas medidas de ataques à juventude e aos trabalhadores. Só com luta iremos garantir verbas para uma UFPA, que seja democrática nas suas decisões, garantindo nossa permanência e formação com qualidade e com seu ensino, pesquisa e extensão voltada para a comunidade. Por isso é necessário mudar com ousadia, duas mulheres de luta na reitoria. #VaiTerReitora

 

Juventude Vamos à Luta/Pará