UFF | Solidariedade ao SINTUFF! Contra o despejo! Fora Sidney!

No último sábado, 02/07, foi promovida ação de despejo da sede do Sindicato dos Trabalhadores da UFF (SINTUFF), com uso de aparato policial e impedimento dos trabalhadores e estudantes de acompanhar a ação. Este fato representa um grave ataque do reitor Sidney Mello à liberdade sindical e à luta dos trabalhadores, que colocam-se contra às políticas de sucateamento e privatização da universidade.

Desde o início do processo judicial de despejo, movido pela reitoria, Sidney nega-se a dialogar com os trabalhadores, postura comum a este reitor autoritário e fascista. O SINTUFF é referência nacional na luta em defesa da universidade, denunciando os desvios de verbas, o superfaturamento das obras e a precarização da universidade, estratégia utilizada pela reitoria para avançar com os processos de privatização, como o caso da aprovação do contrato com a EBSERH. Fica claro que o reitor Sidney Mello está alinhado às políticas do governo federal que, seja com o PT de Dilma/Lula ou com o PMDB de Temer, seguem atacando a educação pública, os servidores e os estudantes. Por isso ataca o SINTUFF no mesmo momento que tenta retirar direitos históricos, como as 30h de trabalho semanais.

A Juventude Vamos à Luta repudia a atitude completamente antidemocrática da Reitoria e exige a devolução imediata da sede do Sindicato, e que fique garantido o direito dos trabalhadores se organizarem e lutarem contra todos aqueles que atacam seus direitos. Também denunciamos a omissão da majoritária do Diretório Central dos Estudantes da UFF, composta pela juventude do PT e do PCdoB que, mesmo após aprovação de apoio ao Sindicato no Conselho de CA’s e DA’s, não declarou seu posicionamento, mantendo-se mais uma vez ao lado da Reitoria. Lembrando que esse grupo político fez campanha pro Sidney e possui cargos no Comitê Gestor da Reitoria.

Declaramos todo apoio aos trabalhadores da UFF. Fora Sidney! Em defesa das 30 horas e pela devolução da sede do sindicato já!

Vamos à Luta, companheiros.

‪#‎ForaSidney‬ ‪#‎CadêODCE‬

Juventude Vamos à Luta – UFF