#NossoVotoéRadical Quer desafiar? Nas ruas e nas urnas os poderosos vão sair perdendo!

Foi dada a largada para as primeiras eleições municipais após as Jornadas de Junho de 2013, quando a juventude ocupou massivamente as ruas, escrachou os palácios, os partidos e políticos da ordem e derrotou o aumento das tarifas. Junho de 2013 se manteve vivo nas greves dos garis, operários metalúrgicos e profissionais de educação, nas ocupações das escolas e na Primavera Feminista. Desde então a RADICALIDADE é a marca dessas lutas. É exatamente essa marca que a juventude que se mobiliza, ocupa as ruas e as escolas, precisa levar ao processo eleitoral, dando o seguinte recado para os candidatos da velha política: #NossoVotoéRadical.

Fortalecer uma alternativa de esquerda contra o ajuste e pelo Fora Temer

O governo Temer (PMDB/PSDB) está planejando um pacote de ajuste fiscal após as eleições que irá fazer com que os trabalhadores e a juventude continuem pagando pela crise econômica. Cortes de 45% do orçamento das universidades federais, retirada do direito ao 13º salário e às férias, aumento do tempo de trabalho para a aposentadoria e privatizações das estatais. Michel Temer, um presidente ilegítimo e odiado pelo povo, quer que a juventude estude em escolas e universidades ainda mais precárias, trabalhe mais e receba menos.  Por isso, nessas eleições precisamos votar em candidatos que fortaleçam a luta contra o ajuste e pelo Fora Temer.

Por isso, não nos engamos com candidatos que se afirmam como oposição ao governo, mas não constroem lutas efetivas contra ele, como os do PT e do PCdoB, justamente porque governam igualzinho. Não à toa ajudaram a eleger Rodrigo Maia (DEM) para presidente do Congresso e estão fazendo alianças com partidos que votaram a favor do impeachment. Esses partidos estiveram governando o país durante quatorze anos a serviço dos banqueiros e dos empreiteiros, reprimindo as lutas e iniciando a agenda de ajuste. Nós não esquecemos dos cortes na educação, das MPs 664 e 665 e da lei anti-terrorismo. PMDB, PSDB, PP, PSC, PT e PCdoB não nos representam. Estaremos com uma alternativa de esquerda de verdade!

Nessas eleições Vamos à Luta por…

– Fora Temer! Fora Mendonça! Fora todos inimigos da juventude e da educação

– Prefeituras que governem para a imensa maioria da população explorada e oprimida contra a minoria de megaempresários

– Contra os cortes de verbas na educação pública. Pela auditoria e suspensão do pagamento da dívida pública para que esse dinheiro seja investido em saúde, educação e transporte

– Contra o projeto de lei “Escola sem partido” (lei da mordaça); por uma escola sem censura

– Merenda de qualidade em todas as escolas do país

– Contra o aumento das tarifas dos transportes; passe-livre irrestrito a todos estudantes

– Que todo político ganhe o salário de um professor

– Em defesa das pautas das mulheres, negras e negros e LGBT’s; contra todas formas de opressão; fim da cultura do estupro; fora Cunha; fora Feliciano

– Basta de genocídio da população negra nas favelas e periferias!

– Democracia real com conselhos populares e secretários eleitos pelas próprias categorias

– Todo apoio às lutas; fim da lei anti-terrorismo; não à criminalização das lutas e movimentos sociais; desmilitarização da PM

Conheça os candidatos do PSOL e do Vamos à Luta

Somos parte da juventude indignada com a falta de merenda e estrutura nas escolas, com a falta de assistência estudantil nas universidades públicas, com o aumento das mensalidades nas faculdades privadas, com a falta de emprego e salário digno, com o extermínio dos jovens negros e pobres nas periferias, com a cultura do estupro que violenta as mulheres. E sabemos que para todos esses problemas existem responsáveis com nome, sobrenome e partido político. Por isso, o protesto que estamos manifestando constantemente nas ruas deve se expressar também nas urnas dando um voto radical.

Acreditamos que a eleição não deve ser um fim em si mesmo, pois ela é um terreno majoritariamente dominado por aqueles que tem o poder econômico. Somos daqueles que acham que só a luta muda a vida! Porém o parlamento é mais um instrumento que devemos utilizar a serviço da mobilização e da disputa de consciências, bem como para eleger candidatos que sejam um verdadeiro megafone das nossas lutas nas câmaras de vereadores e nas prefeituras. Ou seja, ficar de fora é permitir que apenas os ricos e poderosos disputem esse terreno com suas propostas conservadoras.

Por isso, nós da Juventude Vamos à Luta, que somos parte dos milhares que encontram no PSOL uma verdadeira alternativa de esquerda, apoiaremos e lançaremos candidaturas a prefeit@ e vereador@s. Convidamos a juventude e os trabalhadores a conhecer nossos candidatos do PSOL e do Vamos à Luta!

A JUVENTUDE INDIGNADA TEM OPÇÃO, TEM O PSOL

[Rio de Janeiro] COERENTE E DE LUTA: BABÁ E MARCELO FREIXO!

Babá é professor da UFRJ e vereador pelo Psol. É um parlamentar que faz ecoar nossas pautas na tribuna e nas ruas, enfrentando governos subordinados a banqueiros, empreiteiras e empresários. Esteve ao lado das lutas da juventude nas jornadas de junho de 2013 e nas ocupações das escolas esse ano. Apoiou a greve dos professores e a luta das mulheres da primavera feminista. Esteve na linha de frente do apoio e solidariedade à greve dos garis. Babá tem história de luta, coerência, recusa privilégios e nos representa. Para dar uma resposta à calamidade olímpica dos governos Paes e Dornelles, estamos com Babá e Freixo.

[Belém] UMA VOZ DAS RUAS: EDUARDO PROTÁZIO E EDMILSON RODRIGUES!

Eduardo Protázio é um dos mais jovens candidatos nestas eleições. Iniciou sua militância no calor das Jornadas de Junho de 2013, que derrotou o aumento de tarifas. Foi do Grêmio do NPI/UFPA e é parte de uma juventude indignada que ocupou escolas e fez muita luta contra a privatização dos serviços públicos. Apoiou as manifestações das mulheres contra Cunha e a cultura do estupro. Esteve nas ruas contra os ataques de todos os governos e combateu os aumentos das passagens de ônibus. Acredita que a Câmara de Belém está repleta de velhos políticos e que precisa de uma voz das ruas.

[Belo Horizonte] A VOZ DE UMA LUTADORA: RANA E CONSOLAÇÃO

Rana é uma jovem militante da luta das mulheres, da classe trabalhadora e da juventude. Tem 26 anos. Ingressou no PSOL por meio das mobilizações estudantis em 2011, participando de diversas lutas e greves, como dos trabalhadores em telemarketing, da educação, rodoviários, servidores públicos e nas jornadas de junho de 2013. Rana está na linha de frente na luta contra o machismo e a violência contra a mulher, integrando a primavera feminista na denúncia da cultura do estupro e de todos os inimigos das mulheres, como Cunha, Feliciano e Bolsonaro.

[Porto Alegre] UM VOTO DE PROTESTO: PAULA ALVES E LUCIANA GENRO

Paula é militante jovem e feminista. Começou a sua militância no movimento estudantil da PUCRS e é ativista das lutas contra o aumento da passagem e por um transporte 100% público. Participou ativamente das manifestações de Junho de 2013 e ajudou a elaborar o projeto de lei pelo passe livre na Ocupação da Câmara de Vereadores. Foi parte do levante de mulheres pelo Fora Cunha em 2015 e do Junho Feminista contra a cultura do estupro nesse ano. Para seguir protestando nessas eleições, estamos com Paula Alves e Luciana Genro.

[São Paulo] SONHOS PODEM GOVERNAR: CELSO GIANAZZI E LUIZA ERUNDINA 

Celso Gianazzi é uma alternativa para aqueles que querem ver na Câmara de Vereadores um mandato vinculado às lutas e greves da educação, assim como faz seu irmão, Carlos Gianazzi, através do mandato de deputado estadual pelo Psol. Com Erundina, vamos mostrar que os sonhos podem governar. Para derrotar os poderosos, estamos com Erundina prefeita e Celso Gianazzi vereador.

[Marabá ] POR SAÚDE , EDUCAÇÃO E EMPREGO: JOYCE REBELO E RIGLER ARAGÃO.

Desde sua juventude, Joyce esteve nas lutas do movimento estudantil e atualmente é dirigente do Sindicato dos Professores.  Estivemos lado a lado na luta contra a reformulação da matriz curricular e na defesa de uma educação pública gratuita e de qualidade. Nessas eleições, estaremos com a professora Joyce para vereadora de Marabá, para ser representantes das mulheres, dos trabalhadores e da juventude na câmara de vereadores, contra os corruptos e pelo passe livre.

Queremos o PSOL nos debates

Eduardo Cunha nos desafiou e já está saindo perdendo. Com sua “reforma política” garantiu apenas a participação dos partidos do ajuste e das alianças espúrias nos debates de TV. Partidos de esquerda, como o PSOL, não estão garantidos, pois não possuem mais de nove deputados federais. Mas se as emissoras e a maioria dos demais candidatos toparem, o PSOL pode estar nos debates, algo que podemos garantir com mobilização. Em Porto Alegre e no Rio, Luciana Genro e Marcelo Freixo já estão dentro de alguns debates, um grande triunfo. A campanha virtual com a Picbage QUEREMOS O PSOL NOS DEBATES, impulsionada pelo Vamos à Luta, já ganhou mais de 400 adesões. Ainda é tempo de participar!