Não ensino remoto/EAD, defender a vida e o direito a quarentena

O fugitivo Weintraub antes de sair do MEC assinou a portaria n° 544 de 16 de junho de 2020 que regulamenta a aplicação do EAD nas universidades. O governo federal se aproveita da pandemia para avançar no seu modelo de precarização da educação e adoção do EAD que sempre foi um projeto de privatização da universidade, como a tentativa de passar o future-se no ano passado; combinado aos elementos de autoritarismo e ajuste. Bolsonaro pressionas as Instituições a aplicarem esse modelo de ensino, chantageando as reitorias com intervenções e no caso de não adotarem o modelo, ameaça com a não liberação de recursos, o que a portaria não garante.

 

A PORTARIA PRECARIZA NOSSA FORMAÇÃO

A portaria abre possibilidade de flexibilização dos currículos, dando autonomia para as instituições adotarem soluções para as atividades práticas (Estágios e Laboratório), com adoção de planos de trabalhos. Isso implica diretamente nos PPPs dos cursos e seus planejamentos pedagógicos.

Além dessa situação se criaria duas categorias de alunos 1) Os que tem acesso à internet, computador, materiais didáticos, tem um espaço para tal e estão com saúde mental debilitada 2) Os estudantes sem internet, computador, sem espaço adequado e sem saúde mental. É uma divisão desigual que aprofunda as desigualdades sociais e regionais no Brasil.

 

AS REITORIAS SÃO VACILANTES E PACTUAM COM O GOVERNO

As reitorias e ANDIFES não formaram uma trincheira de resistência as chantagens e as políticas contra a educação do MEC bolsonarista, pelo contrário em algumas universidades atuam para aplicar o projeto, sem debate com estudantes, técnicos e professores, exemplo disso foi a postura da reitoria da UFMG, que fechou convênio com a Microsoft e tem a perspectiva de fechar acordo com o Google, possibilitando a exposição de dados pessoais do corpo universitário.

Preparando o terreno na tentativa de implementar o EAD, a reitoria iniciou o debate da escala de trabalho presencial para os técnicos, para abrir bibliotecas e salas de informáticas. Os estudantes precisam defender a vida de todos e seu direito a quarentena, o retorno as aulas EAD não garante uma formação qualificada e ainda pode expor outros trabalhadores da universidade.

 

A UNE NÃO PODE VACILAR E ACEITAR A IMPOSIÇÃO

Infelizmente a direção majoritária da UNE (UJS/PCdoB e LPJ/PT) tem dado esse fato como dado e tem ajudado em alguns lugares as reitorias a aplicarem o EAD/Ensino remoto, na UFF defendem que essa forma de ensino não seja só para os concluintes e sim para 100% de alunos. Nas reuniões da diretoria da UNE aprovaram notas que possibilita negociações e na prática ajuda a aplicar. Alguns outros setores têm tratado o tema como realidade específica de cada instituição e em algumas são contra e em outras a favor.

Precisamos organizar uma luta nacional contra a aplicação do EAD, é um projeto que está em disputa e a linha do movimento estudantil não pode ser de jogar a toalha, tem que ser contra a precarização do ensino, fazer ações em unidade com o ANDES, FASUBRA e SINASEFE para barrar sua aplicação, mobilizando os CAs, DAs e DCEs que mobilizem seus estudantes, pautem nos conselhos, organizem mobilização nas redes.

Já passamos por greves longas nas universidades e nunca utilizamos o EAD/Ensino Remoto como alternativa, sempre foi uma pauta histórica do movimento e não podemos nós agora em uma pandemia procurar medidas ruins para tentar solucionar um problema que não é simples e nosso. Precisamos exigir quarentena geral com direitos e salário, cerca de 100 mil pessoas precisam de auxílio emergencial, mas nem todos receberam ou irão receber, estão passando fome ou morrendo de balas nas operações. Só vamos poder conseguir ter alternativas para o retorno gradual e planejado se a gente tiver quarentena, testagem em massa, investimentos massivos na ciência. Para isso precisamos derrotar Bolsonaro e mourão e taxar as grandes fortunas e suspender o pagamento da dívida pública.

FORTALEÇA A PETIÇÃO NACIONAL

Estamos organizando junto aos CAs, DAs e DCEs que estão contra o EAD/Ensino remoto mobilizando assinaturas e pressão em cada universidade e nacionalmente. Assine a petição, apresenta pro CA do teu curso, pra turma e vamos barrar mais essa medida de Bolsonaro.

Assine a petição: https://bit.ly/NaoAoEnsinoRemotoeoEad