CHEGA DE AUTORITARISMO – DEMOCRACIA ESTUDANTIL!

Nós da Chapa 3: “OPOSIÇÃO UNIFICADA – CONVITE À LUTA” repudiamos mais uma decisão arbitrária tomada pelo DCE/UFMG Gestão Voz-Ativa, que é a comissão eleitoral para o processo de tiragem de delegados ao Congresso da UNE na UFMG. Neste dia 03 de maio (terça-feira) resolveram burocraticamente adiar as eleições para os dias 18 e 19 deste mês, sem consultar as chapas concorrentes. Consideramos esta atitude um desrespeito do DCE com os estudantes, DA’s e CA’s, os quais supostamente deveriam representar.


O papel do DCE não deve ser jamais representar os interesses de um pequeno setor (PCR/Rebele-Se) que hoje dirige a entidade. Não podemos aceitar mais uma demonstração do autoritarismo da gestão “VOZ ATIVA”. O estudante tem que ser RESPEITADO e não tratado como se não existisse. De forma alguma a mobilização e os ataques aos estudantes devem ser desculpas para o DCE não fazer as atividades que se comprometem, pelo contrário, devem ser o catalisador de um movimento estudantil combativo que defendemos, e que, pelo menos, a gestão “VOZ ATIVA” diz defender.


Se combatemos o papel da direção majoritária da UNE por que o DCE adota as mesmas práticas? Acreditamos que o processo para eleição de delegados ao CONUNE pode contribuir para a luta dos estudantes contra a portaria 034/2011 que proibe festas e limita a circulação de pessoas no campus a partir das 21 horas. Por se tratar de eleições que devem, pelo seu caráter, discutir e propor a mobilização dos estudantes contra os ataques sofridos diariamente.


Para nós, esta atitude tomada pelo DCE visa somente seu próprio beneficio já que, além de ser comissão eleitoral do processo, possui uma chapa disputando a tiragem de delegados e claramente não havia começado a fazer campanha. Não passaram em salas, não divulgaram seus materiais e muito menos mobilizaram os estudantes a lutarem contra as medidas autoritárias da reitoria. Assim demonstrando claramente sua falta de compromisso com os estudantes.


Deixamos claro que a Chapa 3: “OPOSIÇÃO UNIFICADA – CONVITE À LUTA” se propõem, desde já, a encabeçar a luta, junto com todos os estudantes, por uma Universidade verdadeiramente pública, democrática e socialmente referenciada.

– PELO DIREITO A FESTA E A LIVRE ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDANTES.

– CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL.

– POR UM ME DEMOCRÁTICO, COMBATIVO E PARTICIPATIVO.

– CONTRA O AUTORITARISMO DA REITORIA E DO DCE.

– LIVRE ACESSO A UNIVERSIDADE.

03 de maio de 2011