Todo apoio a ocupação da reitoria da UFS‏ #ChegadeMigalhas

Chega de Migalhas

O coletivo Vamos à Luta apóia a luta dos estudantes de comiunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Acompanhe o dia a dia da mobilização no blog da ocupação: http://www.chegademigalhas.blogspot.com/
Abaixo a nota que explica os motivos da ocupação. Acreditamos também que esse é o caminho para reverter o quadro da precarização da qualidade do ensino superior, lutando podemos vencer. Todo apoio aos estudantes de comunicação da UFS.

Por que estamos OCUPADOS???

Desde de 2008 que o curso de Comunicação Social vem passando por um processo intenso de precarização. Disciplinas sem professores, falta de laborátorios, de câmeras fotográficas e de vídeo, computadores e softwares, falta de livros, falta de pesquisa e extensão. Uma verdadeira farsa. Paradoxalmente, neste mesmo período, a REItoria aprovou o surgimento de duas novas habilitações no curso de Comunicação Social: Audiovisual e Publicidade e Propaganda. O número de vagas foi ampliado, porém, as condições estruturais não foram modificadas. O direito dos estudantes de permanecer na Universidade não é garantido.
Deste período em diante, várias promessas foram apresentadas aos estudantes. A construção do Complexo de Comunicação (com data prevista de finalização e entrega para 2010/2) era apontada como solução dos diversos problemas. Pois bem, nada foi feito. O projeto do complexo não saiu do papel e não tem previsão para o ínicio das obras.
Para piorar a situação a Rádio UFS hoje, não serve às demandas dos estudantes de Comunicação Social. Ela está diretamente ligada a assessoria de comunicação da REItoria sendo uma extensão dos interesses da administração da Universidade. Há um grande problema nisto: A Rádio UFS não cumpre com o caráter de rádio universitária, ou seja, não serve como laboratório para os estudantes de Comunicação Social. Mais um problema que ataca diretamente a nossa formação.
Diante destas problemáticas e depois de tantas tentativas de dialógos com a REItoria, cansamos de esperar respostas concretas e escutar promessas fantasiosas. Por isso, ocupamos o gabinete do REItor com o objetivo de pressionar a universidade e mobilizar os estudantes da UFS em defesa da Universidade Pública. Estamos ocupados para exigir o nosso direito à educação que é de tod@s.
Por fim, esta luta não é só nossa, mas de tod@s @s estudantes da Universidade. Chamamos tod@s para unirmos força em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.
CHEGA DE MIGALHAS!
CONTRA A PRECARIZAÇÃO, FAZEMOS OCUPAÇÃO!
NÃO FIQUE AÍ PARADO, OCUPE-SE!!!


Comissão de Comunicação da Ocupação de REItoria da UFS / 2011