
Nos últimos meses temos visto as constantes manifestações dos bombeiros do nosso estado. E no último dia 03, cerca de dois mil bombeiros foram às ruas e ocuparam o quartel central da corporação localizado no centro da cidade para reivindicar aumento de salário e melhores condições de trabalho.
O Batalhão de Choque foi acionado e após uma noite inteira de resistência, a tropa de Choque da Polícia Militar e policiais do Bope invadiram o quartel antes da negociação acabar, atacando os manifestantes com bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo, tiros de borracha e até de fuzil. 439 bombeiros foram presos!
Os bombeiros tem o menor piso salarial da categoria no país, de R$950, e estão reivindicando um piso salarial líquido no valor de R$ 2 mil e vale-transporte, além de utensílios básicos de trabalho como protetor solar para os salva-vidas. O governador Sérgio Cabral se recusou a negociar afirmando que “não há negociação com vândalos”, que eles responderão administrativa e criminalmente.
O DCE UNIRIO acha legítima a mobilização desses trabalhadores. Defendemos o direito de se manifestar e somos contra essa repressão absurda!
Por isso, o DCE-UNIRIO convida para a atividade de lançamento do abaixo-assinado pela anistia administrativa e criminal dos 439 bombeiros na UNIRIO.
A atividade será realizada nesta terça-feira, dia 21/06, às 12 horas, na Reitoria e contará com a presença de um Cabo do Corpo de Bombeiros!
(Durante a atividade estaremos distribuindo fitinhas vermelhas!)