Mais de mil estudantes que protestavam contra o aumento da passagem de ônibus foram recebidos com bala de borracha e bomba de gás lacrimogêneo pela Guarda Municipal de Belém. A repressão ocorreu durante a manhã desta quinta-feira, 09/08, em frente à prefeitura, quando os estudantes realizavam um ato contra o aumento.
Dentre os feridos estavam os militantes Júlio Miragaia e Raíza Gusmão, do Vamos à Luta, o advogado do SINTSEP-PA, Virgilio Moura e o jornalista do SINTSEP, Adriano Abbade.
Repudiamos essa atitude do atual prefeito. Precisamos dar a resposta nas ruas e nas urnas a tamanha intransigência.
Como tudo aconteceu
O protesto começou por volta de 8h30, com concentração na escadinha da Estação das Docas, próximo ao Ver-o-peso, e também num segundo ponto em frente ao Colégio Ulysses Guimarães, na Av. Gov. José Malcher. Depois de não serem recebidos num primeiro momento, os estudantes fecharam a Avenida Portugal e numa segunda tentativa de reunir com representantes da prefeitura, após desobstruírem a rua e irem para a frente do Palácio Antônio Lemos, os estudantes foram brutalmente atacados pela Guarda Municipal.
O tarifaço em Belém
A passagem do ônibus em Belém sofreu um reajuste de 10% quando o prefeito Duciomar Costa homologou, no dia 1º de agosto, um aumento de R$ 2,00 para R$ 2,20, o que, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, representa 16% do salário mínimo e não é condizente com a situação econômica da população.
Os estudantes entraram, na semana passada, com uma ação no Ministério Público Estadual contra o aumento e estão aguardando o retorno do órgão. No documento, eles afirmam que o aumento colabora com a evasão escolar, já que muitos pais não têm como pagar o transporte dos filhos e não condiz com a precária realidade do transporte público de Belém.
Amanhã vai ser maior
Na próxima terça, 14/08, ocorre nova mobilização em frente a prefeitura para cobrar a revogação do aumento e uma audiência pública que trate dos problemas relacionados ao transporte público em Belém. Todo apoio! Vamos à Luta, até a tarifa cair! ASSISTA
Vídeo produzido por alunos de Comunicação Social 2012 da UFPA sobre o protesto ocorrido na manhã do dia 09 de agosto. A passeata saiu da escadinha rumo ao Palácio Antônio Lemos, porém, pouco tempo depois da chegada dos manifestantes ao destino, a policia começou um ataque contra os presentes, tudo mostrado em nosso vídeo e presenciado por nossa equipe. Para ver a matéria completa, acesse o blog: osapocalipticos.blogspot.com.br Reportagem: Beatriz Santos, Tarcízio Macêdo, Emanuele Corrêa, Lais Cardoso.