Segunda vai ser maior! Vamos à Luta Rio de Janeiro

#NãoVaiTerCopaNemAumento!

Cerca de duas mil pessoas tomaram as ruas do Rio de Janeiro hoje (06/02) em um novo ato contra o aumento da tarifa. Os manifestantes seguiram da Candelária em passeata até a Central do Brasil onde promoveram um novo “catracaço” na Supervia. Assim como em junho, a resposta dos governos Paes, Cabral e Dilma (PMDB/PT/PCdoB) à nossa manifestação foi a repressão, com a Tropa de Choque da PM atirando bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo. Mas a repressão só dá mais força à nossa mobilização, por isso os manifestantes a todo momento se reorganizavam dentro da Central do Brasil e entoavam palavras de ordem como “Não adianta nos reprimir, esse governo vai cair”. Um movimento que vem crescendo já que a crise econômica continua corroendo a renda do povo trabalhador e as áreas sociais são atacadas, pois o governo privilegia o pagamento da dívida interna e externa e concede verbas pra FIFA e empreiteiras e empresas de ônibus.

Concentração do Ato na Candelária

Os atos contra o aumento vem ganhando força nesse início de ano, principalmente após a declaração de Eduardo Paes de que a passagem de ônibus vai passar de R$ 2,75 para R$ 3,00 no próximo dia 08. A força da mobilização, iniciada em 2013, já garantiu o congelamento das tarifas de metrô, barcas e trens nesse ano, mas os governos seguem garantindo o lucro dos empresários enquanto a população paga caro por um serviço precário. A linha de Dilma, governadores e prefeitos depois do dia 20 de junho de 2013 é seguir desonerando os impostos dos empresários de transportes. Só esse ano Cabral já reduziu em 50% o IPVA dos empresários de ônibus e Paes só “cobra” 0,01% de ISS, enquanto isso segue as limitações do passe-livre secundarista e os universitários seguem pagando inteira (sendo que as migalhas e promessas do Prefeito para os cotistas e universitários de baixa renda não resolvem esses problemas). Por isso é fundamental seguir na luta contra o aumento e contra a máfia dos transportes. Além disso, lutar pela saída de fundo para o problema do transporte em nossa cidade: acabar com a lógica privada que vigora no setor, anulando todas as privatizações que foram feitas no sistema e que só CCR, SuperVia, MetroRio e FETRANSPOR. Lutamos pela estatização dos transportes, para que sejam administrados pelos trabalhadores e os usuários, com tarifa zero pra toda a população.

Catracaço na Central do Brasil


Combinado a luta contra o aumento da tarifa, segue a luta também contra a Copa da Dilma e Fifa, que promove remoções no país inteiro. Nas ruas, os manifestantes cantavam “Não vai ter Copa e nem aumento”, “Ei, Fifa paga a minha tarifa!”. Também se expressou à solidariedade aos rodoviários, cantando “Ô motorista, ô cobrador, me diz aí se seu salário aumentou” e em apoio à greve dos rodoviários de Porto Alegre “E Porto Alegre não para de lutar, a greve dos transportes vai se nacionalizar”.

Saindo da Central do Brasil, a palavra de ordem era “Amanhã vai ser maior”. Nessa segunda-feira (09/02) ocorrerá mais um ato contra o aumento organizado pelo MPL, com concentração na candelária às 17:00 horas. Por isso, é fundamental convocarmos, nas escolas, Universidades, locais de trabalho, todos a se somarem ao ato do dia 09. É com a massificação da mobilização nas ruas que poderemos, assim como em 2013, derrotar o aumento! 

06/02/2014, Rio de  Janeiro

Vamos à Luta – Juventude Indignada!