Por um DCE independente dos governos e reitorias, de luta e democrático: é necessária uma oposição de esquerda unificada!
Seguir o exemplo da chapa “Primavera nos dentes”, da UFMG
No dia 11/11 foi realizado um Conselho de CAs e DAs) na UFF, no qual houveram muitos problemas democráticos, e nele foi aprovada a proposta da executiva da atual gestão do DCE de realizar uma eleição burocratizada e apressada ainda neste período, o que dificulta a organização de outros setores que queiram se apresentar nessas eleições.
Nós, da Juventude Vamos à Luta e da UJC (PCBR), acreditamos que o DCE deveria se jogar para mobilizar contra os ataques do governo Lula-Alckmin, especialmente o Arcabouço Fiscal e a Reforma Administrativa, que ameaçam o orçamento das universidades públicas, prepara o caminho das privatizações. Lula já anunciou novos cortes para o ano que vem, e, por isso, vamos precisar lutar.
Precisamos nos preparar para enfrentar os ataques, e para lutarmos até que caia o Arcabouço fiscal. Para isso, precisamos de uma direção estudantil que tenha independência do governo Lula, das reitorias e das prefeituras. Contudo, coletivos da atual gestão do DCE são parte do PSOL (Juntos, Travessia e Ecoar), base do governo Lula/Alckmin, contando com um ministério no governo. Nós avaliamos que essa configuração faz com que estas organizações percam sua independência em relação ao governo na organização das nossas lutas. Embora Correnteza (UP) e UJC (PCB) não se declarem diretamente base do governo Lula, apoiam o governo e se apresentam de contraditoriamente, visto que não batalham por um programa de independência, e se juntam ao PSOL, que está em um governo que hoje nos ataca.
Nós, da Juventude Vamos à Luta e UJC (PCBR), fazemos um chamado aos coletivos Rebeldia (PSTU), Faísca (MRT) e a ativistas independentes a darem essa batalha conosco para superar a atual gestão, construindo uma chapa de oposição de esquerda unificada, como na UFMG, em que participaram da última eleição pro DCE com a chapa Primavera nos dentes, contra a gestão Juntos-Correnteza. Nós acreditamos que é necessário construirmos aqui na UFF uma chapa combativa, que paute as questões centrais para a universidade e o movimento estudantil, como a ampliação dos alojamentos, dos restaurantes universitários, do Busuff em Niterói e no interior, sendo de fato independente do governo Lula-Alckmin, das prefeituras e da reitoria do Antônio Cláudio!