Contra a criminalização dos que lutam! Pela revogação do despejo do SINTUFF!

No Brasil, tem crescido a exploração, a opressão, a violação dos direitos trabalhistas e sociais. Porém, para enfrentar estes problemas, jovens e trabalhadores têm construído fortes lutas e questionado os governantes, patrões e chefias. E para impedir ou intimidar os que se levantam e lutam, também cresceu a criminalização de lideranças do movimento social. No Rio de Janeiro, houveram prisões arbitrarias em junho de 2013 e na greve dos educadores em 2014, e demissões ilegais na greve dos garis em 2015.

Na UFF, o reitor da Universidade, Sidney Mello, tem se empenhado desde o início de seu mandato, para calar e criminalizar o SINTUFF, sindicato que representa mais de sete mil trabalhadores técnico-administrativo. Foram várias medidas judiciais contra a greve da categoria, ameaças de prisão a quem se manifestasse contra a privatização do Hospital Antônio Pedro e no dia 08 de março de 2015, o reitor conseguiu uma liminar com ordem de despejo da sede do SINTUFF, que fica dentro da Universidade há 30 anos. No dia 21 de abril se encerra o prazo.

Com esta atitude, o reitor se coloca numa posição ultrarreacionária, inclusive comparado a todos os reitores pelo país, que permitem que trabalhadores e estudantes tenham suas sedes dentro dos campi das universidades. É uma prática antissindical que tenta calar um sindicato com tradição de luta não só em defesa da educação pública, mas com destaque na solidariedade aos garis, metalúrgicos, estudantes, educadores e desabrigados de chuvas.

Este é um ataque brutal à democracia nas universidades e a livre organização dos trabalhadores. Algo que não podemos admitir! Independente se concordamos ou não com as posições políticas do SINTUFF, sempre devemos defender o direito à sua existência e não permitir que a Instituição, ou qualquer governo, utilize os aparatos judiciais e repressivos para criminalizar uma organização dos trabalhadores, legitimamente construída pelos próprios. Sendo assim, é necessário que todas as entidades, lideranças, parlamentares se manifestem exigindo do reitor a revogação imediata da ordem de despejo da sede do SINTUFF.

SOMA-SE À CAMPANHA!
ENVIE SEU NOME E FOTO PARA O EMAIL: imprensa@sintuff.org.br
MANDE NOTA AO REITOR NO EMAIL: reitor@id.uff.br
PARTICIPE DO ABAIXO ASSINADO: http://tinyurl.com/zkyx65b