Lutas no Pará: Não à corrupção na ALEPA e contra Belo Monte!

A semana passada foi marcada por duas importantes mobilizações em Belém. Na quarta-feira 29/06, estudantes da UFPA, UNAMA, UEPA e secundaristas realizaram um ato na frente da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) contra os escândalos de corrupção recentemente descobertos pelo Ministério Público. Os estudantes pediam a instalação da CPI proposta pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) para garantir punição aos parlamentares envolvidos e mais verbas para educação diante do quadro caótico das escolas públicas e do sucateamento da Universidade Estadual (UEPA).

Como forma de protesto, os estudantes jogaram fezes de boi em frente à ALEPA e depois limparam o local expressando que é preciso limpar a casa da corrupção.

De acordo com Gabriel Cunha, do Grêmio Ulysses Guimarães, “é um absurdo que, enquanto falta merenda de qualidade e as escolas estejam caindo aos pedaços no Pará, mais de 25 milhões de reais tenham sido desviados dos cofres públicos. Com esse dinheiro era possível reformar 10 escolas ou investir na UEPA. Defendemos cadeia para essa gangue e que os mesmos devolvam o que foi roubado do povo”.

O movimento Xingu Vivo aproveitou nesta quinta-feira (30) que uma de suas ativista, Sheila Juruna estava sendo homenageada pela Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), para reforçar a ideia de inviabilidade da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Para Ada Bastos, do DCE UNAMA, a mobilização contra Belo Monte deve se fortalecer. O governo vem desrespeitando o povo que habita a região e o desenvolvimento que Dilma tanto alardeia que trará é apenas para as empresas instaladas ali. O DCE UNAMA e o Coletivo Vamos à Luta seguem firmes e fortes mobilizando o movimento estudantil para derrotarmos esse projeto que é um crime chamado Belo Monte.


Veja o vídeo do ato contra Belo monte em Belém com Sheila Juruna