Vamos à Luta no CONEG: Contra o corte no orçamento e por mais verbas pra educação!


“O 59º CONEG da UNE, realizado no último final de semana em São Paulo, na UNIP, não serviu apenas para a convocação do Congresso da UNE. Serviu também para mais uma vez, percebermos que se depender da direção majoritária da UNE (UJS/PCdoB/PT) os estudantes vão ter que engolir os cortes de verbas nas áreas sociais e em especial na educação. Mais uma vez, mesmo Dilma tendo demonstrado no dia-a-dia a que veio, a grande tarefa e opção da majoritária é blindar o governo federal.

Nossa atuação pela Oposição de Esquerda da UNE – OE – é para que os estudantes percebam que a educação só pode ser 10, se enfrentarmos quem corta verbas.

Ninguém votou no PT para ter um governo conservador. A política do PSDB e do DEM está sendo executada, mas com uma estrelinha vermelha no peito. Quem diz isso não é o Vamos à Luta, é a realidade! Por dia, mais de 1 BILHÃO de reais são pagos de dívida pública, enquanto o investimento com as 58 universidades federais do país, por ANO, não chegam a 11 bilhões, ou seja, menos de 11 dias do pagamento da dívida.

O diálogo com centenas de estudantes que cada vez mais avançam em sua experiência com o governo é o signo positivo do CONEG. Cada vez são mais os que nos procuram dizendo: “é verdade, a galera lá da minha universidade sempre defendeu o governo, mas agora vejo de que lado ele está!”



Depois de dois congressos da UNE em Brasília dessa vez voltaremos à Goiânia como em 2001, 2003 e 2005.

Já estamos preparando nossa intervenção para o Congresso da UNE em cada universidade, casando com as lutas de cada local. Teremos uma grande bancada que vai debater muita política e movimento estudantil. Não resta nenhuma dúvida que “amanhã será maior!” 


Assista nossos vídeos e veja como atuamos. Questionamos o corte de verbas e a política externa do Brasil em não ter ser posicionado contrariamente à intervenção militar da OTAN na Líbia; questionamos Celso Amorim, Ministro das Relações Exteriores do Lula, sobre o papel subimperialista que o Brasil vem desenvolvendo na América Latina. Batemos forte na repressão de 13 companheiros que foram presos no ato contra a presença de Obama no Rio. Essa é a cara da nossa juventude. Ao lado do povo Líbio, contra a OTAN e contra Kaddafi. Ao lado dos estudantes, por mais investimentos.

10% do PIB e 50% do Pré-Sal para a educação, só serão possíveis com mobilização estudantil. E aí, Vamos à Luta?!