Na manhã dessa quinta-feira, 31/03, os estudantes do Instituto Federal do Pará (IFPA) realizaram um ato pela instalação de Restaurante Estudantil (RE). O RE vem sendo prometido desde 2009 pela direção e o movimento estudantil, através do Grêmio Estudantil Cabanagem, vem realizando uma série de manifestações e debates para que a administração cumpra com a construção do mesmo.
A mobilização ocorreu no dia do aniversário do grêmio, que completa 25 anos. Foi proposto pela direção uma reunião nesse sábado, 02/04, para que seja apresentado aos estudantes o projeto de RE que existe.
O Coletivo Estudantil Vamos à Luta e o Grêmio Estudantil Ulysses Guimarães estiveram apoiando a luta dos estudantes do IFPA. De acordo com Gabriel Cunha do Grêmio UG “é preciso unificar as lutas dos estudantes secundaristas no Pará. Enquanto a direção vem a dois anos enrolando os estudantes sem construir o RE, o governo federal anuncia a criação do PRONATEC, que vai significar ainda menos verbas para os institutos federais, pois ao invés de criar novas vagas nas escolas técnicas federais, Dilma vai dar isenção fiscal para os empresários da educação. No Ulysses Guimarães e em várias outras escolas públicas do Pará também que estão caindo aos pedaços não vemos nenhuma posição do governo Jatene que sinalize suas reformas. Por isso precisamos lutar juntos, é necessário uma mobilização em defesa de mais verbas pra educação, pois a situação da educação no ensino médio e técnico vai de mal a pior.” completou o dirigente estudantil.