Gangsterismo de Wall Street: Noam Chomsky apóia a ocupação

Noam Chomsky

Qualquer um que tenha os olhos abertos sabe que o gangsterismo de Wall Street (e das instituições financeiras em geral) gerou vários prejuízos ao povo dos Estados Unidos (e do mundo). E deveria saber também que isso sucedeu progressivamente nos últimos 30 anos, na medida em que aumentou radicalmente o poder financeiro no seio da economia, e conseqüentemente, seu poder político.
Pôs-se em marcha um ciclo vicioso que concentrou riqueza e poder político sob um diminuto setor da população, uma fração de 1%, enquanto o resto se converte cada vez mais no que se denomina “precariado”, pessoas que sobrevivem em uma precária existência. Além disso, estas horríveis atividades desta pequena parcela da população são levadas a cabo com uma impunidade completa: não só através da máxima “too big to fail” [muito grande para falir], mas também “too big to jail” [muito grande para ser preso].
Os valentes e honrosos protestos que continuam em Wall Street deveriam servir de exemplo para chamar a atenção pública sobre esta calamidade, e conduzir a um esforço dedicado para superá-la e levar à sociedade a um rumo mais saudável.
Noam Chomsky é professor emérito do Departamento de Lingüística e Filosofía do MIT. É universalmente reconhecido como renovador da lingüística contemporânea, autor vivo mais citado do tema, o intelectual público mais destacado de nosso tempo, e uma figura política emblemática da resistência anti-imperialista mundial.
Fonte: http://psolinternacional.org/2011/gangsterismo-de-wall-street-e-apoio-a-ocupacao/