Eleição DCE UnB – Nota da Chapa 5 – Mobiliza UnB‏

A mobilização não pode parar!
A chapa 5 mobiliza UnB agradece os 1092 votos recebidos nas eleições do DCE. Entendemos que uma parcela dos estudantes apoiaram o nosso programa e apostaram que precisávamos colocar o DCE e a universidade em mobilização por melhores condições de ensino.

Uma universidade precarizada.Essas eleições ocorreram em um momento delicado para a UnB. Com vários problemas de estrutura, como falta de prédios, perda de pesquisas devido a enchentes, política de assistência estudantil limitada e condições precárias de estudos.
A situação de precariedade se estende por toda a universidade como no caso do BAES onde uma forte chuva pode ocasionar o cancelamento das aulas. Já no quesito curricular vimos que as licenciaturas são totalmente secundarizadas. Na questão trabalhista é constante o atraso de salários e o desrespeito aos trabalhadores terceirizados.
Nesse contexto ocorreram importantes mobilizações estudantis entre elas a ocupação dos estudantes da FCE, pela a entrega definitiva do prédio da faculdade, e o ato dos estudantes de desenho industrial por laboratórios e novas estruturas.

A vitória da direita é um retrocesso para o ME.A vitória da direita sem dúvida que é um retrocesso para o ME da UnB. Mas esse resultado não foi construído nos últimos três meses, mas sim nos últimos 2 anos. Parte do discurso da aliança foi reproduzido pelas duas últimas gestões do DCE. É só notar que nas eleições para o diretório a base da Aliança votava em RD para a aliança e nas chapas (fazer diferente/amanhã) para o DCE. Em três pontos o discurso da direita teve eco. Contra partidos, PM no CAMPUS e Parceria público-privada/fundações.São 3 pontos que não foram respondidos por parte do movimento estudantil. A apatia do DCE, nas duas últimas gestões, no que toca esses pontos e muitos outros, evidência isso.
O programa da chapa da aliança é a volta da política Timothista, da privatização da universidade, fortalecimento dos cursos pagos, contra o sistema de cotas e a favor da repressão no CAMPUS. Temos que organizar os estudantes para responder com muita mobilização a essa política, pois a vitória desse grupo significa avançar a proposta de um o modelo elitizado de ensino, que nos faz lembrar a educação chilena, onde a educação é mais um serviço e uma mercadoria disponível para a sociedade. 

A CHAPA MOBILIZA UnB. A chapa mobiliza é resultado de uma relação unitária de coletivos e estudantes independentes que viam a necessidade de levar suas propostas para o conjunto da universidade. Não foram poucos os momentos que os estudantes dessa chapa compartilharam preocupações sobre a situação da UnB. A expressiva votação foi consequência de uma atuação coerente nos CA’s e movimentos da universidade. Uma atuação pela dupla habilitação,pela entrega definitiva dos prédios da FCE, no comitê contra o codigo florestal, pela valorização das licenciaturas, na luta pelo santuário dos pajés, por uma assistência estudantil coerente e sem contrapartida, por segurança e sem repressão.Estivemos juntos não somente em números, mas também em unidade política. O perfil da chapa e o seu programa imprimiram uma proposta que quase levou a vitória um projeto de DCE de luta, democrático e independente. Agradecemos os mais de mil votos e aqueles que diante da possibilidade da vitória da direita chamaram voto em nossa chapa, reconhecendo que poderíamos ser uma alternativa real frente a atual gestão e a aliança pela liberdade.

A Falácia da Unidade.Hoje depois do resultado o PSTU/ANEL na sua política ultimatista, linear, sectária e oportunista acusa a chapa 5 pela vitória da direita e tenta transformar esse fato em uma briga entre PSOL e PSTU. Nada mais equivocado, pois desconsidera que o conjunto do coletivo Mobiliza, que não é do PSOL, votou pela chapa sem a ANEL/PSTU por entender que na conjuntura atual não existia unidade suficiente, inclusive programática, para sairmos juntos. A avaliação partia da realidade da UnB onde não atuamos juntos em quase nada, por suas posições políticas equivocadas e pelo perfil pouco dialogável, assim como pelas atuações desastrosas nacionais refletidas nas executivas de curso, na campanha meramente propagandista pelos 10% do PIB, greve das universidades e na proposta de autoconstrução do PSTU através da ANEL. Infelizmente para esse grupo a unidade é uma somatória de coletivos e garrafinhas e não uma demonstração prática de mobilização unitária pelas principais pautas do movimento estudantil. Para a chapa Mobiliza a unidade se faz no dia a dia e não somente na véspera de processos eleitorais com cartas ultimatista e autoproclamatórias.
A baixa votação da chapa 2 dirigida pela ANEL demonstra que alguma coisa está errada em sua política. Até na urna do Serviço Social, onde dirigem o CA majoritariamente, não conseguiram ganhar. Aliás, não ganharam em nenhuma urna.

Vamos mobilizar a UnB!O momento exige a volta da mobilização na UnB. Diante de um DCE que defende a privatização da universidade, a repressão e a composição não paritária dos conselhos é fundamental construirmos unidade em defesa do ensino público e gratuito, contra privatização, por mais verbas, pela criação de um comitê pela paridade e de um congresso estatuinte realmente democrático. De nossa parte estaremos mobilizando os estudantes com essa e outras bandeiras, dialogando com coletivos e centros acadêmicos para não deixar o movimento estudantil e as conquistas estudantis entrarem em retrocesso.
Nos próximos dias estaremos realizando uma plenária e convidamos tod@s a participarem para começarmos a construir a mobilização na Universidade.