Grécia se recompõe após noite de destruição; partidos expulsam

Bombeiros e equipes de limpeza trabalhavam intensamente nesta segunda-feira na capital Atenas após uma noite de destruição, quando milhares protestaram contra um novo pacote de medidas de austeridade fiscal. Funcionários trabalhavam na remoção de pedras, destroços e vidros estilhaçados pelas ruas da cidade, que ainda guardavam uma nuvem de gás lacrimogêneo.
O pacote, aprovado ontem pelo parlamento grego por 199 a 74, era uma das condições para que o país receba mais recursos do FMI e da União Europeia e evite um “default” (suspensão de pagamentos) descontrolado.
Mas a nova dose de sacrifício num país que caminha para seu quinto ano de recessão provocou a fúria popular.
Pelo menos 45 edifícios foram queimados, enquanto dezenas de lojas e cafés foram vandalizados e saqueados. Mais de 120 ficaram feridos durante as manifestações, que não ficaram restritas à capital e atingiram Salônica (a segunda maior do país) bem como as ilhas Corfu e Creta.
Pelo menos 130 manifestantes foram presos.
DISSIDENTES
Dois partidos que formam a coalizão governista na Grécia -o PASOK (esquerda) e a Nova Democracia (conservador) -expulsaram desde domingo mais de 40 deputados dissidentes, que votaram contra ou se abstiveram.
O pacote de austeridade fiscal foi aprovado por 199 votos a favor, embora os partidos governistas tenham 236 cadeiras no parlamento, e o apoio de alguns independentes.
Enquanto o PASOK expulsou 22 deputados, incluindo uma deputada que participou da fundação do partido, o ND retirou de suas fileiras outros 21.
Dessa forma, a base parlamentar de apoio ao governo encolheu sensivelmente, principalmente após a saída do Laos (direita) da coalizão.
O Laos, por sua vez, expulsou dois parlamentares que, contrariando a decisão do partido, votaram contra o pacote.
Além das “baixas” parlamentares, a aprovação do pacote também cobrou um preço alto para o gabinete do primeiro-ministro Lucas Papademos, com a renúncia de seis membros nos últimos dias.
Angelos Tzortzinis/France Presse

Bombeiros tentam controlar as chamas em prédio no centro de Atenas na noite de domingo
Bombeiros tentam controlar as chamas em prédio no centro de Atenas na noite de domingo

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1047867-grecia-se-recompoe-apos-noite-de-destruicao-partidos-expulsam.shtml