Na UFPA estudantes dão o primeiro passo da luta contra os cortes verbas do governo Dilma

“Governo Dilma, eu quero ver a tua pátria educadora aparecer”!


Vamos à Luta PA


A juventude que sente os efeitos dos cortes de verbas, orquestrada pelo governo Dilma (PT/PMDB) e seus ministros, tem se mobilizado para derrotar as medidas de precarização da educação, mostrando que a “Pátria Educadora” ficou no discurso de posse em um estelionato eleitoral. Na Aula Magna da UFPA, os companheiros que estavam no ato com boa receptividade dos alunos, que aplaudiram nossas falas e concordaram com a política, pois sentem que as filas do R.U. aumentam e não aumentam os bandejões, a insuficiência das bolsas de pesquisa e extensão e seus atrasos, os laboratórios precários e infraestrutura de salas como sauna de aula.

A reitoria ao lado dos ajustes

Na UFPA o reitor Maneschy, que já foi presidente da ANDIFES e é responsável por aplicar a política do governo na universidade, como fez com a EBSERH impondo votação online. Na visita do ministro à nossa universidade, o reitor ficou calado pois não tem o que falar, já que concorda como o ministro e já havia falado para o Movimento Estudantil na universidade que “creche não é papel da universidade”, uma vergonha não garantir assistência estudantil e a permanência das mães estudantes nas salas de aula.

Organizar a luta para derrotar o ajuste

Um primeiro passo foi dado, a nota de chamado à unidade com os setores do movimento sindical, aprovada no CEB, que chama os sindicatos e trabalhadores a articular suas ações em unidade e o ato de hoje (03/03) mostram o espaço que temos. Unidos aos trabalhadores precisamos reeditar as Jornadas de Junho, mobilizar as categorias em luta e derrotar o ajuste do governo.