CAMPINAS | Contra o aumento do busão e o prefeito Jonas! 4,70 NÃO!

Quem usa o transporte público de Campinas sofre diariamente com a superlotação, ônibus precários e sem manutenção (que vivem quebrando e atrasando). Falta linhas e frotas de ônibus,  por isso é sempre uma eterna espera até o busão chegar.

Todo ano é o mesmo papo furado do prefeito e empresários de ônibus de que os preços dos combustíveis e manutenção dos ônibus aumentaram, que é preciso também aumentar a passagem. A verdade é que existe uma parceria entre a prefeitura e as empresas de transporte que não é de hoje. Todos os anos a passagem e o repasse de dinheiro público para as empresas aumentam. Em 2016 os cobradores foram demitidos a mando de Jonas, o que só serviu para aumentar os lucros das empresas que financiaram a sua campanha eleitoral. Enquanto isso os motoristas não tem aumento no salário e cumprem a dupla função de dirigir e cobrar, a insegurança na ônibus é grande e já chegam em dezenas os acidentes.

Queremos saber para onde vai nosso dinheiro e por isso é necessário abrir a caixa preta das empresas de ônibus. Nós já pagamos pelo transporte com os abusivos impostos, queremos o passe livre  pra trabalhar e estudar. A estatização sob controle dos trabalhadores é nossa bandeira, para que não sejam os empresários que só querem saber do lucro mas sim quem trabalha no transporte e se utiliza dele que decidam sobre o transporte. Só assim podemos garantir que não tenham novos aumentos e um transporte realmente público/de qualidade.

Não é só por 20 centavos, fora Jonas ladrão!

A gasolina, o gás de cozinha e a luz nunca estiveram tão caros, o IPTU (até +30%) e a água (6,61%) também vão subir em Campinas, e não é um caso isolado. Na RMC e na capital as passagens também vão subir, em todos o país tudo está mais caro, os salários são atrasados e parcelados. Não é atoa que os servidores públicos de Campinas e aposentados sofrem com um calote no pagamento de seus salários. Isso acontece porque não só Jonas, mas todos os prefeitos e governadores estão juntos fechados com Temer pra que a gente pague a conta da crise enquanto eles garantem o lucro dos banqueiros e empresários.

O escândalo de corrupção no Hospital Ouro Verde mostra a verdadeira face dessa prefeitura: corrupta, aliada dos ricaços e inimiga dos trabalhadores/estudantes. O prefeito e sua quadrilha enriqueceram com o desvio milionário de verba enquanto quem mais precisa do serviço é sentenciada a morrer esperando na fila e sofrer com a falta produtos básicos nos hospitais.

Seguir ocupando as ruas e unificar com os trabalhadores!

No dia 10/01 aconteceu o primeiro protesto contra o aumento da tarifa com mais de 400 pessoas. Os servidores de campinas já fizeram diversos atos na cidade pelo pagamento de seus salários, apesar da direção do sindicato, e se uniram na luta contra o aumento da tarifa. Na madrugada do dia 11/01 os trabalhadores da CEASA fizeram uma paralisação e ato contra a demissão de 371 funcionários a mando do prefeito Jonas. Temos que nos unir aos servidores municipais, os trabalhadores da CEASA e com toda a população para ocupar as ruas. Só com luta vamos barrar esse aumento da passagem e derrotar a prefeitura. Jonas não tem legitimidade para continuar governando e tem que cair com a mobilização!