São Paulo | Todo apoio à luta dos estudantes da EACH-USP

Mal começaram as aulas, e o reitor da USP, Zago, organizou mais um ataque aos direitos dos estudantes. A reitoria fez um corte no auxílio-transporte, que agora só pode ser solicitado por estudantes dos campi do interior. Sabemos que a assistência estudantil é fundamental pra garantir a permanência dos estudantes na Universidade, sobretudo os pobres, pretos e periféricos, e os estudantes da EACH tem se mobilizado e se organizado contra esse corte.

Isso é parte de uma política geral de cortes aplicada pela reitoria e pelo governador Geraldo Alckmin. O governo estadual tem diminuído o repasse de verbas públicas à USP a cada ano, e a administração da Universidade resolve isso cortando bolsas e auxílios, cortando vagas nas creches, fechando bandejões, demitindo funcionários, etc. Por isso, essa luta também é parte da luta mais geral contra o desmonte da Universidade pública.

Os estudantes da EACH realizaram semana passada um ato na USP Leste e outro no Butantã e, desde a última quinta, os estudantes realizam um acampamento na EACH como parte do seu calendário de mobilização. Fruto dessa pressão, os estudantes garantiram uma reunião com a reitoria e a SAS pra segunda-feira, dia 29, onde será tratado o problema do corte. Enquanto a reunião acontece, os estudante estão chamando um ato pra pressionar a reitoria a devolver os auxílios, com concentração às 15h, no bandejão central da Cidade Universitária.

Achamos que é fundamental cercar essa luta de solidariedade. Nós da Juventude Vamos à Luta apoiamos a mobilização dos estudantes da EACH pra enfrentar os cortes de Zago e Alckmin e lutar pela educação pública, gratuita e de qualidade!

Tagged with: